3 - As técnicas de enfoque colaborativo

Outra categoria de procedimentos de negociação procura inovar em relação às técnicas tradicionais, promovendo a cooperação entre as partes. Elege-se como alvo a possibilidade de promoção de situações do tipo “ganha-ganha”. Essas técnicas, ao contrário do enfoque competitivo, estimulam a formação de parcerias e a consolidação de soluções de longo prazo.

Tratamento dos assuntos - A respeito dos assuntos, há duas técnicas básicas e opostas para trabalhar os assuntos em negociação: a divisão de assuntos e os assuntos tratados em bloco. As duas técnicas apresentam vantagens e desvantagens.

Tratar os assuntos de maneira separada, que é a primeira técnica, é forma de organizar a discussão dos assuntos, a partir do mais fácil até o mais difícil. A premissa dos negociadores que optam por essa técnica é, desde o início, mediante acordo, estabelecer uma atmosfera de confiança e cooperação que ajudará posteriormente quando as negociações ficarem mais difíceis.

Uma desvantagem dessa técnica é a tendência a prejudicar a abordagem mais ampla dos assuntos importantes. O enfoque fracionado pode fazer com que os assuntos mais complexos (os últimos a serem tratados) pareçam ainda mais difíceis de gerenciamento. Outra desvantagem é a de causar desconfiança na outra parte, que pode julgar que seu interlocutor fez concessões nas coisas pequenas para beneficiar-se nas causas maiores.



Copyright © 2003 AIEC.