Resumo

Os erros ocorrem porque há desvio no processo de negociação. Esse descaminho pode ser em relação ao conceito de negociação, ao modelo, ao processo, às técnicas ou aos resultados. O erro não é algo absoluto. A mesma ação considerada erro em um processo negocial, em outro pode configurar-se como estratégia de sucesso. A grande questão é aprender a contextualizar cada negociação e compreender que o erro se origina do distanciamento, por parte do negociador, daquilo que seria considerado como o pertinente, seja pelo modelo, pelas técnicas, pelo processo, pelos resultados ou mesmo pelo conceito de negociação.

Diferentes causas conduzem a erros também diferentes. A partir do tipo de desvio verificado durante o processo de negociação, é possível classificar os erros de um processo negocial. A estruturação inadequada da negociação, por exemplo, seria tipicamente erro de técnica, pois a preparação do processo negocial é aspecto fundamental na formação de qualquer negociador.

Assim, é importante que o negociador atente aos cinco aspectos básicos de sua formação – conceito, modelo, processo, técnicas e resultados de negociação e que mantenha atitude de coerência na forma de lidar com esses aspectos.

Dez erros muito comuns em processos negociais são:

1) Falar mais do que ouvir
2) Acreditar que é impossível as duas partes saírem ganhando
3) Apostar nas táticas de negociação como principal arma
4) Diminuir a importância da dimensão “confiança”
5) Ser pouco flexível
6) Prestar atenção somente no que é dito
7) Confundir as pessoas com o negócio
8) Reagir de maneira instintiva
9) Concentrar-se na barganha e não na solução dos problemas
10) Apressar o acordo final

Além das causas e dos principais erros do processo negocial, é importante discutir as possíveis conseqüências desses erros. Ou em outras palavras: “Quanto custam os erros em uma negociação?”. Na maior parte das vezes, os erros em negociação custam caro.

É preciso ter a compreensão de que o erro pode ter conseqüências que vão muito além dos objetivos de curto prazo da negociação. A imagem da empresa (e do negociador!) e a sua credibilidade junto aos clientes, aos fornecedores e à opinião pública de modo geral constitui um ativo de difícil dimensionamento.

Uma vez conhecidos os riscos de erros em um processo de negociação, resta saber como evitá-los. O melhor remédio preventivo nesse caso é a formação profissional.



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