No caso de quem vai atuar, profissionalmente, com negociação – como os administradores – é preciso especial atenção para a qualidade dos conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas pelo setor. Esta disciplina foi organizada exatamente para desenvolver as condições exigidas dos negociadores.

Como você já estudou, os estilos de negociação estão relacionados a essas qualidades, embora compreendam também outros aspectos como as características pessoais, os valores, as crenças e a visão de mundo. O grande desafio na construção de um estilo próprio de negociação é conseguir juntar todos os conhecimentos, transformá-los em habilidades, levando da teoria à prática, tudo o que foi aprendido. O aspecto de promover essa mudança é que aponta quem, de fato, irá se tornar um negociador de sucesso.

Em muitas áreas, sobretudo na área de negociação, a aquisição de conhecimentos só se converte em competência se houver esforço para rever habilidades e atitudes. Há casos em que é preciso realizar mudanças na forma de perceber as pessoas e os fatos e de reagir a eles.



Copyright © 2003 AIEC.