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foi visto, existem muitas técnicas que facilitam o processo de geração
de idéias. Quando as partes têm em mente as necessidades e
não apenas as suas posições, a geração
de idéias fica muito facilitada. Mas é preciso que os negociadores
estejam conscientes de que a procura de idéias deve ser um processo
sistemático e não aleatório.
Ser criativo não significa necessariamente ter
grandes idéias que gerem muita riqueza. Todas as pessoas são
criativas em maior ou menor grau. Para Abraham
Maslow “O homem criativo não é o homem comum ao
qual se acrescentou algo; é o homem comum do qual nada se tirou”,
pois o autor considera que a criatividade é característica
da espécie humana. Para quem busca desenvolver o seu potencial
criativo – especialmente no caso dos negociadores – um primeiro
passo é manter sempre em mente a idéia de que não
existe só uma resposta certa ou só uma solução
ideal. O grande segredo das pessoas criativas é a ousadia que elas
têm de mexer em estruturas já estabelecidas.
Nos tempos atuais, não basta “se adaptar” às
mudanças. É preciso desenvolver a capacidade de prevê-las
e agir rapidamente. A tecnologia da informação e a globalização
estão transformando tudo, obrigando os executivos a mudar. Assim,
muitos optam por processos negociais realizados sob novas bases e premissas.
Uma dessas premissas é a de que soluções melhores
podem ser sempre geradas e que uma negociação só
é bem-sucedida quando consegue atender às necessidades de
todas as partes envolvidas.
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