A criatividade é um processo. O negociador tem idéias, desenvolve-as e cria valor a partir delas. Esse processo descreve aquilo que ocorre não somente em negociações, mas em diversas situações do cotidiano das pessoas e das instituições. A criatividade, em muitos casos, é a condição para se estabelecer a estratégia ganha-ganha e para construir relações duradouras. O box a seguir ilustra exemplo de como uma idéia simples pode fazer muita diferença em algumas circunstâncias.


Uma idéia simples pode fazer diferença!

Quando a NASA começou a enviar astronautas ao espaço, rapidamente verificou que as canetas esferográficas não funcionavam em condições de gravidade zero. Para combater esse problema, os cientistas da NASA realizaram estudos orçados em milhões de dólares e durante uma década desenvolveram uma caneta especial, capaz de escrever em gravidade zero, debaixo de água, em praticamente todas as superfícies incluindo vidro e temperaturas que vão dos 20 graus negativos aos 180 graus centígrados. Até que um dia alguém perguntou: não seria melhor utilizar lápis?

Finalmente, para encerrar o estudo, sugerimos, como leitura complementar o artigo “O uso da criatividade no processo de negociação”, de autoria de Maria Inês Felippe, publicado na revista “O Empreendedor”, de setembro de 2001.



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