No levantamento do PIB são considerados todos os bens e serviços produzidos durante determinado período de tempo. Não estão contabilizados no cálculo do PIB as transações com produtos usados, pois os mesmos já foram registrados em um período anterior. A construção de uma casa nova entra no PIB. Por outro lado, a compra de uma casa usada não. Todavia, se for realizado uma reforma na casa usada, o valor da reforma entra no cálculo do PIB. Uma outra operação que também não entra no PIB é constituída pelas transferências.

Quando o Governo realiza um pagamento aos funcionários públicos isso é registrado no PIB, pois eles desempenharam suas funções realizando alguma atividade. Contudo, quando o Governo faz o pagamento aos aposentados isto é considerado como uma transferência, pois para efeito de contabilização não foi realizado trabalho algum para esse pagamento.

Até este momento, aprendemos que o valor da produção de uma economia de um país ou região pode ser estimado de três formas distintas, que por sua vez apresentam o mesmo resultado. Mas, os conceitos de mensuração do valor do Produto podem apresentar três ângulos diferentes, onde o Produto pode ser estimado:

• com base no valor bruto ou líquido, referente à produção interna ou nacional;
• com base nos preços encontrados ao nível do consumidor final (preços de mercado);
• ao custo dos fatores de produção.



Copyright © 2003 AIEC.