1 - Transações econômicas

Nas transações econômicas que realizamos diariamente, sabemos os valores dos principais bens e serviços que consumimos com maior freqüência, por exemplo: o preço do quilo de arroz, da bisnaga de pão, do litro de leite, do kg de sal etc.

Todavia, os preços destas mercadorias encontradas no mercado de bens e serviços nem sempre são constantes. Os preços podem apresentar uma elevação ou uma redução no seu valor, a qualquer momento. Em geral, sempre conseguimos recordar os preços das mercadorias compradas há pouco tempo. Um mês, uma semana, um dia, dependendo da memória do consumidor. Entretanto, ao tomar uma medida um de tempo mais longo, nossa noção de preço será bem mais reduzida.

Tomando os princípios básicos para a formulação do índice do custo de vida, você pode construir seu próprio índice, utilizando técnicas que permitem comparar os preços praticados no passado com os do presente, como por exemplo: saber se o preço de uma banana ou um televisor comprado em 1996 estaria mais caro ou mais barato do que o preço praticado nos dias de hoje. Ou, se o valor de um terreno comprado, naquele mesmo período, apresentou uma valorização real.



Copyright © 2003 AIEC.