Alternativamente, considere o que pode ocorrer quando a renda nos outros países aumenta. Os argentinos, com renda mais elevada, comprariam mais bens e serviços brasileiros ao passar férias no litoral do Brasil. Isto provocaria um deslocamento da curva de DA. Se decidíssemos consumir quantidade maior dos bens e serviços produzidos internamente, e se os preços não se alterassem, a DA aumentaria.

Neste caso, o que poderia causar uma alteração no nosso comportamento de consumo? Uma redução na carga tributária (por exemplo, uma redução no IPI sobre os automóveis zero Km) ou, talvez, alterações nas expectativas com respeito a renda futura. Se esperamos obter mais dinheiro no futuro, podemos nos sentir confortáveis comprando mais bens e serviços (e poupando menos hoje).

Para um deslocamento da curva de DA para a esquerda, basta reverter os argumentos acima: uma redução dos gastos do governo, uma redução na renda dos outros países, um aumento de impostos ou uma expectativa de queda na renda futura. Todos estes fatores tendem a reduzir a demanda agregada.



Copyright © 2003 AIEC.