A resposta americana ocorreu, inicialmente, com o envio de mantimentos, equipamentos e munições. Esses eventos de 1939-40 mudaram significativamente a história recente da economia americana.

A figura a seguir ilustra o impacto da depressão dos anos 30 sobre o PIB americano, bem como aquele do envio de auxílio aos britânicos nos primeiros anos da guerra.

A grande depressão dos anos 30 é representada pelo intersecção das curvas DA e OA (ponto a). Pode-se observar que existe um grande desemprego na economia. A demanda criada pelo esforço de guerra causou num deslocamento da curva DA, para DA’, gerando um novo equilíbrio (b) com baixo desemprego, representado por um maior PIB real, e produziu uma elevação no nível de preços. A extensão da guerra no Pacífico gerou aumentos adicionais na demanda, causando um novo deslocamento na curva de demanda agregada, de DA’ para DA”. No novo equilíbrio (c) a economia atingiu seu nível de pleno emprego e os preços subiram ainda mais. Finalmente, com a redução na disponibilidade de recursos, a economia experimentou uma redução na sua oferta agregada de OA para OA’, causando aumentos adicionais nos preços (d), e queda na produção.



Copyright © 2003 AIEC.