1 - Uma Perspectiva

A habilidade de uma nação em aumentar o padrão de vida do seu povo depende crucialmente da sua taxa de crescimento de longo prazo. Sobre um período extenso de tempo, uma diferença aparentemente pequena na taxa de crescimento econômico pode ser traduzida em uma grande diferença de renda média por pessoa.

Como ilustração, vamos comparar a experiência histórica da Austrália e do Japão. Em 1870, o PIB per capita era em torno de cinco vezes maior na Austrália do que no Japão. Num longo período de 126 anos, o produto per capita da Austrália cresceu 1.3% em média por ano, tal que em 1996 a sua renda real tinha aumentado 5 vezes em relação ao número de 1870. Entretanto, durante o mesmo período, o PIB por pessoa do Japão cresceu à taxa de 2.7% por ano atingindo um nível, em 1996, 28 (vinte oito) vezes maior do que em 1870.

A taxa de crescimento de 2.7% ao ano da economia japonesa pode não parecer muito maior do que a experimentada pela Austrália, de 1.3% ao ano. Todavia, em 1996 o Japão, que era em 1870 um país muito mais pobre do que a Austrália, já tinha ultrapassado em 15% a renda per capita da Austrália e se tornado a maior economia daquela região do Pacífico.

Embora essas diferenças sejam relativas a longo prazo, mudanças nas taxas de crescimento podem ter efeitos significativos sobre a economia em uma ou duas décadas de crescimento.



Copyright © 2003 AIEC.