2 - Riqueza e Pobreza são conceitos relativos.

Um sujeito será considerado rico, se for comparado com alguém que possui menos dinheiro ou bens. Portanto, para avaliar o crescimento precisamos comparar a renda entre países. Uma forma direta de comparação é o PIB per capita. O PIB per capita é o seguinte:


PIB per capita = (PIB total) / (População total)

Isto dá idéia de riqueza independente do tamanho da população, pois quando se divide todo o PIB pela população, atribui-se uma mesma fatia da produção do país por cabeça de habitante. Desse modo, temos uma medida de produto individual para qualquer país do mundo, ou medida da renda média por pessoa. Portanto, o adequado é compararmos o PIB per capita entre as nações.

Por exemplo, na tabela abaixo apresentamos o PIB per capita da economia brasileira, em valores reais de 1990, para o período de 1950 a 2000. Notamos que até 1980 a economia apresentava taxas significativas de crescimento, mas depois de 1980 a taxa de crescimento diminuiu substancialmente. A taxa de crescimento denota a diferença entre cada ponto do tempo em relação ao ponto inicial.

PIB per capita, US$ 1990, 1950-2000

Na história recente, a taxa de crescimento varia muito entre países. Por exemplo, os países mais pobres possuem sistematicamente 1/32 da renda per capita dos Estados Unidos. Este é um fato que se revela muito estável nos últimos cinqüenta anos.



Copyright © 2003 AIEC.