Recursos naturais - O terceiro determinante da produtividade são os recursos naturais, insumos fornecidos pela natureza, como a terra, os rios e as jazidas minerais.

Os recursos naturais se apresentam de duas formas:

  • Renováveis;
  • Não-renováveis.

Uma floresta é um exemplo de recurso natural renovável. Quando uma árvore é abatida, pode-se plantar outra em seu lugar. O petróleo é um exemplo de recurso natural não-renovável. Dado que o petróleo é produzido pela natureza ao longo de milhares de anos, a oferta é limitada. Se a disponibilidade de petróleo for esgotada, é impossível criar mais.

Diferenças na dotação de recursos naturais são responsáveis por algumas das diferenças mundiais de padrões de vida. O sucesso histórico dos Estados Unidos foi em parte impulsionado pela ampla oferta de terras adequadas à agricultura. Atualmente, alguns países do Oriente Médio, como o Kuwait e a Arábia Saudita, são ricos simplesmente porque estão localizados sobre as maiores jazidas petrolíferas do mundo.

Embora os recursos naturais sejam muito importantes, eles não são fundamentais para que uma economia registre alta produtividade. O Japão, por exemplo, é um dos países mais ricos do mundo, apesar dos poucos recursos naturais de que dispõe. O comércio internacional torna possível o sucesso do Japão. O país importa muitos dos recursos naturais utilizados, como o petróleo por exemplo, e exporta bens manufaturados para economias ricas em recursos naturais.



Copyright © 2003 AIEC.