a) Com uma remuneração mais elevada, os trabalhadores poderiam ter uma alimentação melhor e dispor de recursos para se tratar, em caso de uma eventualidade médica. Como a probabilidade de que trabalhadores bem alimentados fiquem doentes é bem menor do que aqueles que se alimentam mal, eles provavelmente ficarão menos tempo ausentes do emprego e conseqüentemente a produção não sofrerá interrupções;

b) Com um salário mais elevado, os trabalhadores pensariam duas vezes em largar seus empregos, pois teriam sérias dificuldades em encontrar um empregador que pagasse essa remuneração. Com essa medida reduz-se, também a rotatividade da mão-de-obra e aumentaria o esforço do trabalhador.

A probabilidade de contratar trabalhadores mais eficientes aumenta quando a firma paga salários mais elevados e, com isso, ela pode reduzir os custos de produção. Isso é possível porque os trabalhadores mais qualificados percebem remuneração mais elevada do que aquela que os trabalhadores menos qualificados aceitam.



Copyright © 2003 AIEC.