8 - Globalização dos mercados

A globalização não é um processo novo ou recente, ela sempre aconteceu desde que as comunidades humanas têm conseguido aumentar as suas trocas. Nesse caso, a redução da duração das viagens e conseqüentemente dos seus custos de transporte tem servido de um forte impulsor para o comércio internacional.

O processo de globalização responde a diversos aspectos da vida econômica. Segundo Baumamm, esses aspectos podem ser agrupados pelos seguintes enfoques:

a) Enfoque financeiro – Está relacionado à capacidade do capital deslocar-se de um mercado para outro. Os capitais hoje podem ser deslocados de um país para outro a qualquer momento, podendo provocar ou melhorar as reservas cambiais dos países. Para os países em desenvolvimento, uma abertura de seus mercados de capitais pode, de um lado, atrair recursos para financiar sua produção; por outro, também podem, em momentos de crises financeiras, sair do país e esgotar suas reservas cambiais.

b) Enfoque comercial – Está relacionado à padronização dos hábitos e costumes. Se por um lado permite a especialização da produção de uma fábrica em uma região para atender diversos mercados (padronizando desse modo a oferta e a demanda mundial) por outro decreta a extinção da produção de bens específicos para pequenos mercados.

c) Enfoque produtivo – Está relacionado à interligação das plantas industriais, permitindo interligar diversas cadeias produtivas em diferentes mercados na elaboração de um produto. Assim, por exemplo, um carro produzido no Brasil possui diversos componentes produzidos em vários países.

d) Enfoque institucional – Está associado como a regulação da atividade econômica. Com a globalização, a relação setor público e setor privado é padronizada, bem com a forma como o governo controla a atividade econômica.

e) Enfoque da governabilidade – Está relacionado com o aprofundamento do processo de globalização e a redução das margens de manobra do governo de um país na condução de sua política monetária, fiscal e até mesmo na condução de seu sistema judiciário.



Copyright © 2003 AIEC.