Segundo MICHAEL E. PORTER:


“Na luta pelo mercado, a competição não se manifesta apenas na figura dos outros participantes. Ao contrário, a competição num determinado setor se encontra arraigada na sua economia subjacente, e algumas forças competitivas vão bem além dos combatentes nele estabelecidos. Os clientes, os fornecedores, os entrantes em potencial e os produtos substitutos, todos são concorrentes mais ou menos ostensivos ou ativos, dependendo do setor.

Sobreviver no mundo atual significa reconhecer um ambiente de negócios fisicamente fora de controle, em que é preciso criar uma cultura de valorização da pesquisa, das atividades de prospecção e planejamento baseadas em informações.

GARBER afirma que “a incerteza e o risco de se tomar uma decisão errada é inversamente proporcional ao montante de informações disponíveis no momento da decisão”.

Diante de tantas variáveis, torna-se imperativo o conhecimento máximo possível do campo requerido para que, sabendo os resultados possíveis de cada interação campo-meio, o gerente possa ditar os objetivos que nortearão o futuro do empreendimento. Assim, percebe-se que a identificação do processo decisório é intensiva com a massa de informação.



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