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andar superior da escala hierárquica, temos a inteligência.
Ela é ativa, pois obriga o administrador a responder à inteligência
recebida. Despende-se energia em busca da inteligência, pois há
de se passar por todas as outras etapas da hierarquia para se chegar até
o topo. Inteligência é o conhecimento colocado em posição
de representar um ganho qualitativo e quantitativo da organização
em relação às demais. Ela junta a seleção,
agrupamento, análise e distribuição de informação
com importância estratégica. Segundo COHEN, para os órgãos
militares e de segurança, inteligência é definida como
uma capacidade de obter e analisar informações, de forma a
facilitar a tomada de decisões.
CRUZ afirma que inteligência
Segundo GARBER: “Quando o conhecimento de mercado representa um diferencial em relação aos concorrentes, e este diferencial é utilizado como vantagem competitiva de mercado, ele é chamado de inteligência competitiva de mercado, fundamental para o sucesso em mercados competitivos e por isso cada vez mais valorizada pelas organizações.” Revisando os conceitos de dados, informação,
conhecimento e inteligência, dados podem ser comparados com todos
os tipos de frutas existentes. Quando alguém passa a comê-las
uma a uma, percebe que não têm o mesmo gosto e que algumas
fazem mal ao seu organismo. A seleção das frutas que melhor
se adaptem ao sistema digestivo e ao paladar dessa pessoa é a transformação
de dados em informação. Quando o indivíduo começa
a fazer analogias entre o tipo de fruta, a árvore que a produz
e onde achá-la, isto passa a ser conhecimento. Finalmente, no momento
em que este ser utiliza seu conhecimento sobres certas frutas de sua preferência
para consegui-las mais facilmente e rapidamente que outras pessoas, ele
estará se utilizando da inteligência. Não é
inteligência se a pessoa utilizar um conhecimento disponível
para todos ou que não se transforme em ações visando
à diferenciação dos seus competidores. |
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