No andar superior da escala hierárquica, temos a inteligência. Ela é ativa, pois obriga o administrador a responder à inteligência recebida. Despende-se energia em busca da inteligência, pois há de se passar por todas as outras etapas da hierarquia para se chegar até o topo. Inteligência é o conhecimento colocado em posição de representar um ganho qualitativo e quantitativo da organização em relação às demais. Ela junta a seleção, agrupamento, análise e distribuição de informação com importância estratégica. Segundo COHEN, para os órgãos militares e de segurança, inteligência é definida como uma capacidade de obter e analisar informações, de forma a facilitar a tomada de decisões.

CRUZ afirma que inteligência


“é o conhecimento e a antevisão do mundo à nossa volta; é a faculdade de aprender, perspicácia, capacidade de aprender e resolver situações problemáticas.”

Segundo GARBER:

“Quando o conhecimento de mercado representa um diferencial em relação aos concorrentes, e este diferencial é utilizado como vantagem competitiva de mercado, ele é chamado de inteligência competitiva de mercado, fundamental para o sucesso em mercados competitivos e por isso cada vez mais valorizada pelas organizações.”

Revisando os conceitos de dados, informação, conhecimento e inteligência, dados podem ser comparados com todos os tipos de frutas existentes. Quando alguém passa a comê-las uma a uma, percebe que não têm o mesmo gosto e que algumas fazem mal ao seu organismo. A seleção das frutas que melhor se adaptem ao sistema digestivo e ao paladar dessa pessoa é a transformação de dados em informação. Quando o indivíduo começa a fazer analogias entre o tipo de fruta, a árvore que a produz e onde achá-la, isto passa a ser conhecimento. Finalmente, no momento em que este ser utiliza seu conhecimento sobres certas frutas de sua preferência para consegui-las mais facilmente e rapidamente que outras pessoas, ele estará se utilizando da inteligência. Não é inteligência se a pessoa utilizar um conhecimento disponível para todos ou que não se transforme em ações visando à diferenciação dos seus competidores.



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