3 - Objetivos da Inteligência Competitiva A inteligência competitiva procura fornecer diferenciação, agilidade e pró-atividade às empresas e governos, buscando estratégias mais realistas em relação ao ambiente no qual eles estão inseridos e que poderão dar maior controle para os mesmos em relação ao seu futuro. Neste ponto, a empresa tem a possibilidade de clarear seu caminho futuro. A própria empresa, que só se preocupava com o seu mundo de negócios individual, passa a estar atenta a todo o macroambiente político, tecnológico, econômico e social para que possa antever, da melhor forma possível, as modificações que ocorrerão e se manter competitiva no mercado. Neste contexto da inteligência, pode-se dizer que o papel da Inteligência Competitiva é explicado pela busca por crescentes fontes de informação cientificas, tecnológicas e econômicas que sustentem uma tomada de decisão mais segura e reduzam o tempo de resposta frente às exigências do ambiente externo. Ela disponibiliza um vasto repertório de ferramentas a ser usado por empresas ou governos para se manterem atualizados no sistema que esteja envolvido. Todos os esforços hoje são habilitados para diminuir o grau de imprevisibilidade do processo decisório do amanhã. É aí que a IC passa a ser um grande diferenciador para as companhias atuais. |
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