Fontes de dados confiáveis

  • Fontes internas: o primeiro lugar onde devem ser procuradas informações pela empresa. Várias decisões podem ser tomadas levando em consideração apenas dados recolhidos dentro da própria organização.
  • Associações classistas: são sindicatos, conselhos profissionais, cooperativas, grupos empresariais ou religiosos que fazem seus próprios levantamentos e muitas vezes disponibilizam dados secundários, como gráficos ou resumos, das pesquisas para pesquisadores externos.
  • Órgãos de governo como fonte de dados: são órgãos que, por atenderem a grandes populações, investem em diferentes dados para conduzir com maior eficiência o trabalho a ser desenvolvido. São órgãos municipais, estaduais ou federais, encarregados de manter estatísticas e que, muitas vezes, podem disponibilizá-las para agentes externos.
  • Instituto de pesquisa privada com pesquisa consorciada: são institutos que fazem pesquisas de mercado e depois revendem para clientes. Também há a possibilidade de fazer pesquisas por encomenda, porém estas são confidenciais e, de acordo com a ética, só podem ser reveladas à empresa que encomendou a pesquisa.
  • Agência de informações: empresas especializadas em buscar dados sobre áreas financeiras, administrativas e creditícia das organizações. Para isto, elas consultam balanços de organizações e banco de dados, entrevistam experts de mercado e outras atividades totalmente legais. Essas agências são uma boa opção para monitoramento do mercado e da concorrência.
  • Internet, Intranet, Extranet: é possível obter várias informações nestas três redes. Inclusive ter noções do que outras empresas estão produzindo e como estão se projetando em mercados fora do país pela Internet. Na Intranet, pode-se conseguir informações de maneira rápida sobre quaisquer outros pontos da empresa conectados em uma rede interna. Pela Extranet, pode haver troca de informações com parceiros e execução de projetos conjuntos.
  • Pesquisa de mercado: é um levantamento de dados necessários à organização e que não pode ser achado por nenhum dos métodos anteriores. Ou seja, são dados que não existem, interessantes apenas na organização pesquisadora, ou então informações que não podem ser colocadas à disposição por sua natureza. Este processo é importante para a empresa, pois ela tem a oportunidade de definir diretamente o seu público-alvo e o objetivo da pesquisa.
  • Bancos de dados: adquiridos de empresas especializadas, tanto na área pública, como na área privada. A partir deles, é possível traduzir informações úteis ao empreendimento.


Copyright © 2003 AIEC.