4 - O Desenvolvimento de Estratégicas Competitivas

O desenvolvimento de estratégias competitivas pressupõe o domínio de um certo número de análises sobre os concorrentes, o que implica em:

  • disposição de dados e informações e
  • competência para explorá-las.

A área de IC auxilia nessa sistematização e na exploração de recursos informacionais, podendo ser definida como um programa sistemático de busca de análise da informação sobre as tendências gerais de negócios para completar os objetivos da empresa (Kahaner, 1996).

Samier et alii, apud Rouach (1996), também salientam, indiretamente, através dos fundamentos de IC (tendo como enfoque a concepção de novos produtos) a relevância dessa área e das ações que ela pode desencadear para a empresa. Sugerem sua organização através da articulação de quatro pólos:


    Mercado - identificação dos concorrentes atuais, avaliação de seus lucros atuais através de seus produtos e, a análise de seus objetivos e estratégias presentes e futuros;

Tecnologia - avaliação das tecnologias, analisando suas condições de acesso, seus ritmos e suas potencialidades de progresso;

Estratégia - avaliação da estratégia da empresa por uma análise intra-setorial, permitindo identificar os grupos das empresas que demandam estratégias comparáveis, a partir de uma descrição analítica discriminante das estratégias dos concorrentes;

Produto: estudo dos produtos futuros a partir de suas funções e valores. A articulação desses pólos permite a orientação e a busca estratégica de informações para o desenvolvimento do processo de IC.



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