3 - Inteligência Competitiva de Mercado

No início do século passado, alguém que não consigo precisar, afirmou: se tivesse no bolso um único dólar investiria em propaganda. Era o tempo em que os dois grandes desafios eram: produzir em série, o fordismo, e fazer-se conhecido. Os mercados estavam ávidos por consumo, demandas várias vezes superior à oferta. O nível de concorrência ainda não incomodava os "players" do mercado.

Seguramente, nosso iluminado messias do marketing, nos nossos dias afirmaria: - se me restasse um último dólar, compraria informação.

Passado quase um século, surgiram questionamentos impensáveis para aquela época: ser conhecido por quem? Que mídia utilizar? Que comportamento de compra apresenta o meu mercado? Que segmento de mercado apresenta-se mais receptivo aos meus produtos? Quem são os concorrentes que representam um perigo eminente? Perguntas do dia-a-dia que as grandes organizações vivem e que exigem pronta resposta, sob pena de perda de participação no espaço competitivo.




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