Hoje, trafegam milhões de dados pelas redes de computadores, quer nas grandes empresas, quer na WEB. A velocidade com que se criam e disseminam dados, por muitas vezes, não permite uma análise e, por consequência, muitos se perdem. Este texto contextualiza e conceitua a relação entre dado, informação, conhecimento e Inteligência Competitiva.
Tudo começa no DADO, elemento fundamental para um analista do espaço competitivo. Dado é uma entidade que abunda nas organizações. Cada vez que um cliente adquire um produto, por exemplo, num supermercado, registra-se: a marca, a quantidade, o preço, a hora da compra e a forma de pagamento. Este pequeno exemplo ilustra a quantidade de dados gerados numa simples transação realizada por uma dona de casa, numa visita ao supermercado.

Muitos destes dados são utilizados somente para tocar o dia-a-dia da organização, o exemplo do supermercado, estes dados são rotineiramente para disparar o processo de compra, recompor o estoque e repor os produtos na gôndola.



Copyright © 2003 AIEC.