No capitalismo idealizado, sem a presença do estado, que vive exclusivamente da livre iniciativa, as organizações passam a competir por um consumidor livre para expressar as suas preferências de compra. Neste contexto, as empresas procuram se diferenciar e estar sempre no foco dos clientes, sendo sempre a marca escolhida. Existem várias formas de se diferenciar: produto, preço e forma de financiamento. Uma das formas de diferenciação no espaço competitivo é a gestão do conhecimento. O seu diferencial de mercado passa a ser o conhecimento que você possui e seu oponente não. É o conhecimento como diferencial que gera o conceito de Inteligência Competitiva de mercado.

A liderança na inovação das formas de concepção de produto, e abordagem de marketing, geram para as empresas que operam em mercados competitivos:


  • chegada na frente,
  • descoberta de nichos,
  • formas revolucionárias de financiamento,
  • criação de um novo canal de distribuição,
  • produto até então não concebido

Decidir baseado em informação, que já foi vanguarda no final do século passado, hoje é imperativo, uma questão de sobrevivência para as organizações. O perseverante caminhar desde o dado até a aplicação da Inteligência Competitiva deve ser vivido intensamente, entrar no sangue da organização. Tão visceral, que num futuro breve os executivos não se permitirão tomar decisões, neste mundo cravejado de incertezas, sem uma base de informações sólidas e confiáveis.



Copyright © 2003 AIEC.