Resumo

No atual ambiente competitivo de negócios, é vital para toda organização industrial observe o que seus concorrentes estão fazendo e em que direção o mercado está se movendo. As mais importantes questões que os executivos da empresa moderna devem colocar para si mesmos são:

  • Quais as tendências de mercado?
  • Em que setor os concorrentes estão desenvolvendo novos produtos a ser lançados no mercado?
  • Quando, aproximadamente, eles vão fazer isso?
  • Qual o setor que será abandonado por eles, nos próximos anos?
  • Ocupamos uma posição forte, dado o nosso grau de ‘expertise’, para atuar num novo mercado?
  • Quais são os pacotes tecnológicos (bricks) ‘chave’ para um determinado setor?
  • Onde procurar as respostas?

Define-se Data Mining como sendo o processo não-trivial de identificar, em dados, padrões válidos, novos, potencialmente úteis e ultimamente compreensíveis.

Data Mining é uma novidade da Ciência da Computação que lida com a geração de um volume cada vez maior de informação tentando aproveitar o máximo possível delas e tentando descobrir se há algum conhecimento escondido nelas sendo uma vantagem suficientemente importante para justificar todo o processo. Para que o processo dê certo, é necessário sim desprezar os eventos particulares para só manter aquilo que é genérico.



Copyright © 2003 AIEC.