3 - Relação com Tomada de Decisões

Embora ainda não haja um consenso a respeito do conceito de Inteligência Competitiva, verifica-se que é unânime a associação do tema com a tomada de decisão e a definição do posicionamento futuro da empresa no mercado, ou seja, com a definição da estratégia da empresa.
Deve-se, entretanto, considerar que em um ambiente incerto, a definição de estratégias torna-se tarefa árdua para uma empresa que não disponha de ferramentas adequadas para lidar com ambiente turbulento. Conforme abordado anteriormente, os antigos métodos de definição de estratégias, baseadas predominantemente em tendências, não se aplicam a esse novo contexto. Como as rupturas de tendência estão se tornando constantes, a utilização desses métodos leva às empresas a terem que se reposicionar em curto espaço de tempo, gerando perda de recursos e dificultando sua sobrevivência.

GRUMBACH (1997, p. 16) argumenta que o que determinará a diferença entre beneficiar-se ou ser excluído do contexto atual de globalização será a capacidade de governos e empresas vislumbrarem os cenários futuros e, em decorrência, estabelecerem um eficiente planejamento estratégico, que lhes permita evitar os problemas futuros ou protegerem-se deles. E isso só será possível com o auxílio das técnicas prospectivas.

Segundo PORTER (1992), algumas empresas começam a utilizar cenários como instrumento para que pudessem compreender as implicações estratégicas da incerteza de um modo mais completo. Com a construção de cenários múltiplos, uma empresa pode explorar sistematicamente as possíveis conseqüências da incerteza para a sua opção de estratégia.

Lembra ainda que, além de facilitar o desenvolvimento do pensamento estratégico e da definição das estratégias da empresa, o exercício de elaboração de estudos prospectivos traz outros benefícios, tais como:

  • Melhor compreensão do ambiente;
  • Administradores lidam melhor com a incerteza;
  • Facilidade na criação das redes de troca de informações que, por sua vez, facilitam o fluxo de informações dentro da empresa e a integração entre as diversas áreas;
  • Disponibilidade de uma visão global do ambiente e suas interligações;
  • Ajuda no desenvolvimento da criatividade na empresa;
  • Ajuda na identificação de novas oportunidades de negócios.

Analisando a visão de PORTER (1992), verifica-se uma clara interação entre as técnicas de cenários prospectivos e os instrumentos utilizados pela Inteligência Competitiva.



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