2 - Métodos e técnicas de inteligência competitiva

Um dos principais fatores críticos para o sucesso da implementação de um sistema de informação é o comprometimento da alta gestão, seja provendo os recursos necessários ou através do estímulo ao uso do sistema no processo de tomada de decisão.

A Norwich, empresa de consultoria em Inteligência Competitiva propõe a criação de uma Unidade de IC (UIC) em quatro etapas:

  • Levantamento das necessidades imediatas de IC e das peculiaridades do cliente, que se tornam os fundamentos para a definição da estrutura da UIC;
  • Instalação dos programas e componentes para aquisição de dados, que permitem o início imediato do treinamento prático da equipe enquanto, em paralelo com o treinamento teórico, ocorre a coleta de dados e análise de um primeiro método ou técnica específica de Inteligência Competitiva disponibilizado por empresas de consultoria especializadas. Concluído este primeiro trabalho, na prática um ensaio das atividades da UIC para testar as capacidades disponíveis na organização, refinam-se as conclusões do levantamento realizado na primeira etapa.
  • Definição da implementação da estrutura e dos processos de trabalho da UIC, com a especificação de procedimentos internos, infra-estrutura e fontes externas de dados essenciais para sua operação. Nessa etapa prossegue o treinamento teórico e prático dos profissionais já alocados na UIC.
  • Acompanhamento e aperfeiçoamento das atividades da UIC no ano seguinte à sua instalação.


Copyright © 2003 AIEC.