3 - O uso estratégico do Balanced scorecard

Para buscar a Inteligência, a empresa deve tratar de mudar seu foco de mensuração de competitividade. Durante anos, as empresas buscaram avaliar seu desempenho em indicadores de natureza financeira, principalmente baseados na contabilidade. Ela se tornou vital no desenvolvimento industrial ao longo dos anos, criando novas medidas que tentassem mostrar com exatidão a saúde das organizações. Daí surgiram medidas tradicionais como o retorno sobre investimentos, orçamento operacional e orçamento de caixa. Devido ao tamanho multinacional de certos empreendimentos, imensos relatórios eram expedidos para demonstrar a situação da empresa, principalmente a acionistas.

As Ciências Contábeis ainda têm grande participação no cotidiano das empresas. Elas adquiriram um ponto de sofisticação imenso e são usadas em larga escala em todos os empreendimentos conhecidos. Milhares de contadores são formados todos os anos ao redor do mundo e contratados para controlarem financeiramente os mais diversos negócios do mundo empresarial.

Contudo, há algum tempo diversas críticas começaram a cair sobre a utilização da Contabilidade como único meio de mensuração de uma empresa. Quando se dá valor demais a visão interna da empresa, como é o caso da área financeira, seja ela voltada para custos ou mesmo voltada para resultados, se perde a preocupação que deve existir com a interação da empresa com o ambiente na qual ela está inserida.



Copyright © 2003 AIEC.