| Resumo
Os Sistemas
de Inteligência Competitiva têm por objetivo prover as empresas
de um programa sistemático de coleta, tratamento, análise
e disseminação da informação sobre as atividades
dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios
a fim de atingir as metas corporativas.

O Balanced
Scorecard é um sistema integrado de gestão e implementação
da Estratégia da Empresa, e seu propósito é "...
traduzir a missão e a estratégia das empresas em um conjunto
abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema
de medição e gestão estratégica", como
define o criador do BSC, Prof. Robert Kaplan da Harvard Business School.
O BSC integra a visão
da empresa a partir de quatro perspectivas distintas:
1. Perspectiva
financeira: Para sermos bem sucedidos como queremos ser vistos
pelos nossos acionistas? Esta perspectiva incorpora diversas técnicas
de medição.
2. Perspectiva
do cliente: Para alcançarmos nossa visão como
queremos ser vistos pelos nossos clientes? Qual a proposta de valor?
3. Perspectiva
dos processos internos: Para satisfazermos nossos acionistas
e clientes em quais processos precisamos alcançar excelência?
4. Perspectiva do aprendizado e crescimento: Para alcançarmos
nossa visão como sustentaremos nossa capacidade para inovar,
mudar, melhorar, e quais
conhecimentos precisaremos ter?
Porque implementar
balanced scorecard?
- Os sistemas financeiros
tradicionais controlam o passado, colocam muita ênfase no curto
prazo e não controlam variáveis criticas para o sucesso
futuro;
- Para assegurar
a sobrevivência e o sucesso da empresa no futuro;
- Tendo em vista
introduzir outras perspectivas na métrica da empresa além
da financeira, garantindo o equilíbrio entre os objetivos de
curto prazo, longo prazo e de flexibilidade;
- Criar uma relação
de causa e efeito entre os objetivos estratégicos da empresa
e permitir testar esta casualidade de modo a validar a Estratégia
da empresa;
- Transformar a
Estratégia em um processo contínuo, por meio de revisões
constantes, gerando aprendizado estratégico;
- Levar a Estratégia
a todos os níveis da empresa, transformando-a numa tarefa de
todo mundo, todos os dias;
- Alinhar toda a
empresa para a Estratégia de forma a evitar dispersão
de energia com conseqüentes ganhos de sinergia;
- Traduzir a Estratégia
em termos operacionais, através dos mapas estratégicos
e temas estratégicos;
- Potencializar
o processo de mudança através da liderança dos
executivos, utilizando um sistema de administração estratégica.
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