Resumo

A Inteligência Competitiva se apresenta como a ferramenta fundamental para que a empresa possa definir o posicionamento estratégico mais adequado para fazer frente a dinamicidade do ambiente competitivo em que se contextualiza, pois identifica as oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos existentes e potenciais aumentando a competitividade. Ao lidar com as informações, a Inteligência Competitiva transforma conhecimento em vantagem competitiva e ancorada na Tecnologia da Informação dá sustentação a cenários prospectivos, a partir da convicção de que se pode atuar nas tendências e nas relações entre causa e efeito.

A Inteligência Competitiva busca oferecer aos estrategistas vários futuros possíveis, para que estes, por meio de ações conscientes, possam contribuir para a realização daquele mais favorável. Se os ensaios sobre a utilização dessa ferramenta estratégica ainda não atingiram a dimensão correspondente à sua importância, credita-se este fato ao pouco tempo de seu emprego nos meios empresariais.

Por outro lado, se diariamente as empresas travam uma verdadeira batalha na guerra de mercado e o cenário recomenda o emprego de estratégias semelhante a militar para proteger o seu espaço e garantir a sobrevivência, o monitoramento do ambiente através da obtenção de informações estratégicas tornou-se crucial.

A Inteligência Competitiva se apresenta como um instrumento valioso de gestão tanto na esfera empresarial como também na de governos.



Copyright © 2003 AIEC.