Dos fatores que influenciam esse rápido crescimento, destacam-se o agravamento dos inúmeros problemas sociais que afetam, principalmente, os países periféricos. É neste cenário que as organizações da sociedade civil emergem. É nele, também, que as empresas socialmente responsáveis vêm-se engajando. O envolvimento das empresas tem assumido um papel muito importante na regulamentação e profissionalização desse setor.

É neste contexto, também, que devemos analisar a consolidação do conceito de responsabilidade social das empresas. Elas têm um papel fundamental na solução desses problemas, pois possuem os instrumentos e recursos necessários ao desenvolvimento do terceiro setor: capital e a capacidade de gestão dos recursos. A eficácia das organizações da sociedade civil depende da sua capacitação para administrar suas atividades visando ao atendimento de seus propósitos.

As empresas, por seu turno, não podem mais limitar-se à filantropia de ocasião. É necessário que as ações sociais da empresa estejam integradas em suas relações com clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, instâncias governamentais e, até mesmo, com seus concorrentes. A responsabilidade social deve integrar-se em todo o programa da empresa. É necessário que todos os seus integrantes comunguem com esses valores.



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