2 - Causa Social e a Identidade da Empresa Embora não
seja regra absoluta, a afinidade entre a causa social e a identidade da
empresa é algo importante. Uma empresa pode escolher investir em
projetos sociais específicos, pois isso, certamente, agregará
valor a sua marca, ao despertar associações entre seu nome
e sua marca e a ação socialmente responsável.
Outrossim, não é tão simples quanto parece implantar um bom programa de ação social. As ações propostas pelas empresas devem ser adequadas às suas expectativas e necessidades, devem repercutir positivamente na empresa. Mas este não é o único fator considerado quando as ações são propostas. É preciso que sejam relevantes e adequadas para a comunidade que as receberá. Deve haver real benefício social. Isto é óbvio; mas nem sempre o óbvio é assim tão visível. Nos últimos anos, temos observado crescente número de empresários envolvendo-se com as entidades do Terceiro Setor. Esse envolvimento tem operado uma série de mudanças significativas na gestão dos projetos sociais e vem influenciando a utilização de novos instrumentos e mecanismos no Terceiro Setor, trazendo maior nível de profissionalização para o mesmo. Isto, por conseguinte, repercute favoravelmente para a empresa, pois os projetos de ação social conquistam credibilidade devido à forma estruturada e séria como são administrados. A partir disso, um ciclo de profissionalização no âmbito das várias organizações voltado para os problemas sociais começa a ser implantado:
Além destes fatores, um programa de voluntariado empresarial, ou seja, participação dos funcionários na organização e no desenvolvimento de projetos voltados à comunidade, traz benefícios para os próprios funcionários, incorporando um sentido mais profundo do alcance de suas ações e do valor de seu trabalho. As empresas não tardam a perceber que o envolvimento dos colaboradores internos traz ganhos multiplicados. Como podemos ver, as grandes transformações econômicas, políticas e culturais das últimas décadas determinaram uma série de novas posturas empresarias. |
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