Nos últimos anos, as empresas empenharam-se em promover mudanças revolucionárias que passaram pela descentralização da autoridade, redefinição das estruturas hierárquicas, aproximação dos clientes, ênfase na qualidade total, objetivando conquistar a tal “competitividade” dentro do mercado globalizado. Muitos esforços foram enveredados com a finalidade de adaptar as empresas a uma vasta transformação estrutural.

No bojo de todas essas transformações – que atingem a definição quanto ao papel das empresas – é visível que, investindo em projetos de responsabilidade social e cidadania, as empresas passam a ter clara vantagem competitiva.

No entanto, é preciso levar em consideração o cenário onde ocorrem todas essas transformações, o qual nos aponta a necessidade de encararmos as empresas sob outras perspectivas. Os conceitos de responsabilidade social corporativa e de cidadania empresarial precisam ser examinados a partir de um novo paradigma, colocando-nos diante de um novo conceito de empresa. Este novo conceito implica a concepção de uma série de novas modalidades de relações sociais, políticas e econômicas.



Copyright © 2004 AIEC.