Uma atuação social responsável e efetiva não envolve apenas a definição de bom programa, a elaboração de projetos inovadores ou massivo investimento.

A gestão dos projetos envolve um alto grau de capacitação dos recursos humanos. Quais as habilidades essenciais aos gestores de projetos sociais?

Vejamos algumas habilidades:
a) Aspectos técnicos:


A gestão dos projetos sociais requer objetividade, reflexão crítica, capacidade de organização de dados e informações, habilidade para captar e administrar os diversos recursos envolvidos, planejamento estratégico, entre outras.

b) Aspectos comportamentais:


O engajamento socialmente responsável das empresas-cidadãs requer, igualmente, o engajamento de seus funcionários e colaboradores. É necessário haver um compromisso ético dos empregados com os valores, as metas e os objetivos sociais da empresa para que este engajamento ocorra de forma satisfatória.

É necessário que a empresa, a partir daí, ofereça condições para o desenvolvimento das habilidades e da formação aos cidadãos ativos e responsáveis capazes de executar e gerenciar seus projetos. Estas habilidades passam pela capacidade de dialogar e negociar com atores diversos e diferenciados; capacidade de mediar e compor conflitos, bem como negociar soluções e entendimentos; favorecimento aos relacionamentos; trabalho em equipe; gerenciamento redes; flexibilização para lidar com imprevistos, etc.



Copyright © 2004 AIEC.