Resumo

A cidadania empresarial, como quadro balizador da ação social, não pode prescindir da formação do capital humano já que sem a mobilização e o engajamento dos profissionais qualificados para a gestão de programas e projetos junto à clientela e em convergência com a sociedade civil, o Estado e o mercado, qualquer iniciativa socialmente responsável fica, de pronto, comprometida.

Quando tratamos do envolvimento das empresas privadas com objetivos de ordem social, impõe-se refletirmos sobre quais são as competências necessárias, por parte dos colaboradores, para se atingir as metas da organização, quais as competências que a empresa deve buscar desenvolver – com especial atenção - para que a sua atuação seja efetiva e eficaz.

O desenvolvimento de um conjunto de competências específicas para a execução do programa estratégico de atuação social da empresa, deve ser levado a cabo com especial atenção. É o desenvolvimento adequado destas competências que, em grande parte, definem a vantagem competitiva das empresas.

Uma atuação social responsável e efetiva não envolve, apenas, a definição de um bom programa, a elaboração de projetos inovadores ou um massivo investimento. A gestão dos projetos envolve um alto grau de capacitação dos recursos humanos. Quais as habilidades essenciais aos gestores de projetos sociais?

Para que seu programa de ação social seja efetivo a empresa precisa desenvolver um sistema de aprendizagem capaz de desenvolver - em todos os envolvidos na proposição e execução dos projetos - as competências técnicas e comportamentais necessárias para que a organização atinja suas metas e objetivos sociais. Para que isto ocorra é necessário, portanto, projetarmos no bojo do programa de responsabilização social da empresa proposta adequada de educação corporativa voltada para a formação ética e para o desenvolvimento da cidadania ativa dos funcionários e colaboradores.

No centro da capacidade de atuação social de uma organização estão seus empregados. É necessário, pois, que estes estejam profundamente engajados no processo de definição das metas sociais da organização.

O objetivo de uma empresa socialmente engajada é promover a universalização de valores como a Ética, o desenvolvimento social, o aumento nos índices de qualidade de vida através do trabalho. Estes valores, por conseguinte, devem fazer parte do cotidiano do trabalhador para que este, verdadeiramente, perceba o real comprometimento da empresa com o discurso que prega. Qualquer programa de responsabilização social das empresas que não consiga explicitar, de forma clara e inequívoca, a coerência entre o discurso e a ação corre o risco de ser “desmascarado” como mais uma “estratégia de marketing”.



Copyright © 2004 AIEC.