7 - Stakeholder Accountability

Para implementar qualquer estratégia, é fundamental envolver as partes interessadas no negócio (Stakeholder) com poder de influir nas decisões ou que se vejam atingidas por elas.

O executivo principal de uma empresa e a sua diretoria devem satisfações aos seus stakeholders e são responsáveis pelo relacionamento com as partes interessadas. Este anglicismo significa: colocar em questão dois dos princípios fundamentais da governança corporativa:


  • transparência (disclosure);
  • prestação de contas (accountability).

Definir quem são seus principais stakeholders, conhecer suas expectativas e necessidades, criar e manter canais de comunicação com os principais grupos de interesses não é condição apenas para uma adequada prestação de contas. Este é um ponto crucial para a elaboração dos projetos sociais. Em um momento histórico como o que vivemos, em que as empresas e as organizações não-governamentais vêm assumindo funções e responsabilidades que antes eram exclusivas do setor público, é importante aprender a equilibrar e conciliar interesses e expectativas de diferentes stakeholders.

A Stakeholders Accountability é uma maneira de medirmos a capacidade das empresas e organizações em efetivar estes ajustes.



Copyright © 2004 AIEC.