Dolabela diz:


"...as características e fundamentos do empreendedorismo não se incluem no conceito tradicional do que se aprende na escola. Ser empreendedor não é somente uma questão de acúmulo de conhecimento, mas a introjeção de valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo voltados para atividades em que o risco, a capacidade de inovar, perseverar e de conviver com a incerteza são elementos indispensáveis."

Duas grandes vertentes do empreendedorismo desembocam no empreendimento em nível de negócios ou no empreendimento em nível de pesquisa. No primeiro caso, a avaliação do sucesso ou não do empreendedorismo é função direta da obtenção de lucro na atividade negocial. Por outro lado, na área da pesquisa, a avaliação do empreendedorismo engloba variáveis de mensuração mais refinada, visto tratar-se da aplicação potencial de novos conhecimentos ou novas tecnologias que, não raras vezes, passam ao largo da simples avaliação pelo mercado.

O campo de atuação do empreendedorismo é extremamente amplo. Para os fins deste curso, será utilizado o conceito de Dolabela (1999) que compreende como empreendedorismo as atividades que envolvam, de alguma forma, a criação de riquezas, quer pela inovação em áreas como mercadologia (marketing), produção, organização etc., quer pela transformação de conhecimentos em novos produtos ou serviços, quer pela alteração de processos produtivos ou administrativos já existentes.



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