Atualmente, as escolas de administração de empresas apresentam, como opção ao aluno interessado, cursos, matérias específicas ou áreas de concentração em empreendedorismo.

Algumas universidades de países desenvolvidos criaram “centros de empreendedorismo”, objetivando dar suporte às empresas emergentes e estabelecendo elos entre a pesquisa e o ensino, face aos problemas específicos enfrentados pela empresa, no dia a dia. Embora válidos, tais centros não substituem o verdadeiro ambiente empresarial que abarca, além do empreendedor, um sem-número de participantes e colaboradores, dentre os quais, empregados, fornecedores, bancos, financiadores, sócios, contadores, advogados, sócios, concorrentes, publicitários etc. Nesse ecossistema econômico-empresarial, o verdadeiro “habitat” do empreendedor, é que devem ser estabelecidos e implementados os conhecimentos e as relações que possibilitarão o crescimento e fortalecimento do empreendimento.


Veja o exemplo da Perfumaria Chamma que nasceu na incubadora da Universidade Federal do Pará em 1996.



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