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1 - Abordagens e mitos sobre o empreendedor Em várias definições correntes de empreendedor, defini-lo é uma questão de enquadramento psicológico sob um perfil dado. Normalmente, são realçadas as características de inovação, liderança, carisma, capacidade de organização etc. Esse tipo de definição se preocupa em como é o empreendedor, chegando a um conjunto de características no qual outros indivíduos possam basear-se para obter igualmente sucesso em suas iniciativas. Não é difícil verificar que, para a chamada literatura de auto-ajuda, infelizmente tão em moda, este é um filão inesgotável, permitindo a elaboração de livros intermináveis sobre o perfil psicológico de quem venceu na vida. Algumas dessas abordagens, que relacionam o perfil aos resultados obtidos na ação empreendedora, tornam-se apodícticas, ou seja, só podem se dar a posteriori: só podemos reconhecer o empreendedor após a realização do empreendimento e somente a obtenção do sucesso confirma o enquadramento do indivíduo no perfil elaborado para o empreendedor.
Quando a abordagem se prende ao perfil psicológico, podem ser enfatizadas algumas características da personalidade individual, a partir de um modelo de perfeição (um empreendedor deve reunir um conjunto de características de perfeição que o tornam uma espécie de super-homem), ou a partir do exame de casos reais (a análise de empreendedores de sucesso). Outra abordagem é examinar, por exemplo, quais os atributos que os próprios empresários consideram relevantes para definir o empreendedor, o que seria uma forma de fazer com que os próprios empreendedores ajudassem a desenhar seus próprios retratos. |
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