6 - O comportamento empreendedor no contexto atual

O desenvolvimento de um modelo de negócio para uma empresa passa necessariamente pela sua capacidade de resposta ao mercado. O empreendedor deve visualizar quem serão os seus clientes, diferenciar a sua oferta, definir quais serão as tarefas a serem desenvolvidas pela empresa e quais serão terceirizadas e estabelecer suas fontes de recursos. O nicho de atuação da empresa deve ser claro, ou seja, deve-se ter em mente para quem e como a empresa criará as utilidades que gerarão seus lucros.


A competitividade é fator determinante no estabelecimento de quais empresas continuarão e quais sairão do mercado e depende, em grande parte, da capacidade criativa dos empreendedores.


As inovações, tanto em nível de produtos como de processos, constituem constante desafio às abordagens tradicionais de gestão e estratégia de negócios. A luta pela competitividade induz os empreendedores a criarem produtos, idealizarem estratégias e desenvolverem processos que permitam a continuidade da empresa no mundo dos negócios. Os desafios e as oportunidades caminham passo a passo e, na conquista do mercado, detêm as melhores armas aqueles que possuem os conhecimentos requeridos. A postura empreendedora requer pragmatismo e vigilância constante nas tendências do mercado.



Copyright © 2003 AIEC.