Uma avaliação do mercado, a mais próxima possível da realidade, é pré-condição que pode determinar o sucesso ou não do empreendimento. Muitos negócios não prosperaram pelas mais variadas razões, que vão desde o desconhecimento do mercado, conceito distorcido do produto, financiamento subdimensionado, dificuldades na distribuição, falta de diferenciação do produto em relação aos que se encontram no mercado, desconhecimento de aspectos legais, localização inadequada, escolha errada de sócios, problemas técnicos não previstos etc.

A materialização da visão passa pela disponibilidade de recursos financeiros. O empreendimento só toma corpo se houver capital financeiro suficiente para efetivar os investimentos materiais e intelectuais necessários.

A observação e a vivência dos mínimos detalhes dos procedimentos negociais levam o empreendedor bem-sucedido a desenvolver um sentido intuitivo, que constitui poderoso instrumento administrativo no trato com clientes, empregados e no aperfeiçoamento de seus produtos ou serviços.

A visão, a oportunidade e a criatividade aliadas à determinação e espírito de independência constituem matéria-prima básica para que o empreendedor possa levar a cabo sua empreitada. A motivação, a capacidade de interagir com outros agentes, a habilidade para escapar de estereótipos e a determinação com que enfrenta os desafios levam o empreendedor a obter sucesso no transcorrer de sua jornada.



Copyright © 2003 AIEC.