Resumo

É comum encontrarmos idéias erradas, mitos, sobre o perfil e o estilo de vida do empreendedor.

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, desde uma idéia intangível, transformando-a em produto tangível. Para isso, ele precisa de iniciativa e garra, imaginação e criatividade. Assim, poderá enfrentar os desafios com que se depara e que definem o sucesso ou fracasso do empreendimento. O planejamento e os estudos de viabilidade não eliminam os riscos do negócio; mas estes podem e devem ser cuidadosamente calculados, bem como os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos.

O empreendedor precisa estar atento para alguns aspectos importantes. A consulta a especialistas e leitura especializada é um deles. Outro é o conhecimento sobre o setor, a demanda do produto e a viabilidade técnica de fabricação. É necessário, ainda, avaliar a disponibilidade financeira e calcular a rentabilidade do negócio. E, finalmente, manter-se atualizado quanto a conhecimentos de administração e organização de empresas e, também, sobre a comercialização do produto.

As principais características psicológicas a serem destacadas no empreendedor referem-se a comportamento, liderança, iniciativa, vitalidade, comando, segurança e responsabilidade.

Uma pesquisa de Timmons, apresentada por Dolabela, também relata aspectos interessantes sobre o empreendedor.

Um modelo de negócio empreendedor deve ter competitividade para manter seus clientes. Estes precisam estar informados das inovações e qualidades do produto para valorizar sua escolha, tanto no momento da compra quanto no acompanhamento pós-venda.

Na era da informação, as empresas têm um perfil diferente daquele que tinham na era industrial. Empresas de pequeno e médio porte se instalam em nichos específicos do mercado e convivem com empresas de grande porte. A terceirização e o domínio tecnológico também caracterizam essa nova era.

A atitude do empreendedor, aprendida ou não, leva-o a desenvolver um sentido intuitivo que, aliado à criatividade, imaginação, visão, determinação e espírito de independência, contribuem para o sucesso do negócio.



Copyright © 2003 AIEC.