É aconselhável que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros) e amigos próximos, evitando assim que a paixão pela idéia cegue sua visão analítica do negócio. Além do mais, a idéia em si, sozinha, não vale nada. No empreendedorismo, importante é saber desenvolvê-la, implementá-la e construir a partir dela um negócio de sucesso.


Se você tem uma idéia que acredita ser interessante e que pode transformar-se em negócio de sucesso, pergunte a si mesmo e a seus sócios:

Quais são os clientes que comprarão o produto ou o serviço de sua empresa?

• Qual o tamanho atual do mercado, em "reais" e em número de clientes?

• O mercado está em crescimento, estável ou estagnado?

• Quem atende tais clientes atualmente, ou seja, quem são os seus concorrentes?

Se você e seus sócios não conseguirem responder a essas perguntas básicas, iniciais, com dados concretos, vocês têm apenas uma idéia e não uma oportunidade de mercado.



Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia. Principalmente em empresas de base tecnológica, o timing é crucial, pois a tecnologia evolui muito rapidamente e, com isso, o ciclo de vida de produtos de base tecnológica é cada vez mais curto, exigindo ainda maior inovação e agilidade das empresas para se manterem competitivas no mercado.


Copyright © 2003 AIEC.