Não deve haver a preocupação inicial de se avaliar se uma idéia é viável ou não, se ela é boa ou ruim, se ela é potencialmente uma boa oportunidade de negócio. Essa análise deve ser feita em uma segunda etapa, após a seleção natural de várias idéias e deve ter como base o “feeling” do empreendedor de acordo com sua identificação com cada idéia.

Para estimular sua criatividade e gerar novas idéias, o empreendedor deve observar tudo e todos, de forma dinâmica.




Aponte mais de uma solução para um problema existente em sua empresa.

Quanto mais idéias, maior a chance de adotar-se a melhor atitude.

Não sofra com suas falhas.

Rir dos próprios erros faz com que novas tentativas sejam experimentadas.

Cultive a auto-estima, o otimismo e o bom humor.

A criatividade só é aguçada quando a pessoa está bem consigo mesma.

Aproveite todas as oportunidades para estabelecer contatos informais.

Boas idéias podem surgir nos corredores, lanchonetes e estacionamentos do seu trabalho.

Mantenha-se informado.

Livros, filmes e noticiários estimulam o processo criativo

Use e abuse do bom senso.

Não adianta sugerir um projeto espalhafatoso se sua empresa está em regime de contenção de gastos.

Seja humilde.

Suas idéias nem sempre serão as melhores e poderão ser enriquecidas por comentários dos seus colegas de trabalho.

Não procure idéias complexas.

As melhores idéias estão em soluções que simplificam os processos produtivos.

Não censure sua imaginação.

Grandes idéias adormecem no fundo da gaveta por falta de coragem. Deixe o seu superior decidir se elas são viáveis ou não
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