Um verdadeiro empreendedor é capaz de identificar uma oportunidade. Ele a reconhece e não a deixa escapar!

Embora não haja regras infalíveis para identificar oportunidades, conhecer suas características é o primeiro passo desse processo. De acordo com Dolabela (1999), os seguintes aspectos caracterizam as oportunidades:

• surgem em função da identificação de desejos e necessidades insatisfeitos, da identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitáveis, ou quando se procuram aplicações (problemas) para novas descobertas (soluções);

• estão em qualquer lugar;

• são ofertas à mente preparada: normalmente provêm da nossa experiência, intuição;

• exigem grandes esforços, não podem ser tratadas superficialmente;

• devem ajustar-se ao empreendedor: algo que é oportunidade para uma pessoa pode não sê-lo para outra, por vários motivos (conhecimento, perfil individual, motivação, relações etc.);

• são atraentes, duráveis, têm hora certa, ancoram-se em produto ou serviço que cria ou adiciona valor para seu comprador;

• são alvos móveis: se alguém as vê, ainda há tempo de aproveitá-las;

• o empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade na qual outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde demais;

• são as fagulhas que detonam a explosão do empreendedorismo;

• boas oportunidades de negócio são menos numerosas que as idéias;

• identificá-las representa desafio: uma oportunidade pode estar camuflada em dados contraditórios, sinais inconsistentes, lacunas de informação e outros vácuos, atrasos e avanços, barulho e caos do mercado (quanto mais imperfeito o mercado, maiores são as oportunidades).


O otimista vê uma oportunidade em cada calamidade.

O pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.

Winston Churchill



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