Definir ou conceituar o negócio é importante para o empreendedor pois permite que ele estabeleça os parâmetros balizadores com os quais precisa estar habituado.

A conceituação ajuda-o a aprimorar e aprofundar as facetas do negócio que está sendo concebido e lhe permite antever os caminhos de seu futuro desenvolvimento. A partir daí, podem surgir idéias novas sobre o produto, aplicações, mercados ou mesmo diversificação, conforme o empreendedor mudar e ampliar os itens de conceituação do seu negócio.

Uma conceituação de oportunidade de negócio pode ser obtida pela soma dos conceitos de oportunidade e de negócio.


Uma forma interessante de avaliar a consistência do conceito de um negócio, é por meio da simulação de operações comerciais com clientes potenciais do negócio.

Essa simulação deverá ser a mais próxima possível de uma operação real, permitindo, portanto, avaliar a receptividade dos clientes ao produto/serviço em questão e suas possibilidades de enfrentar, no mercado, a concorrência de similares. Fornecerá, ainda, importantes subsídios para reformular aspectos negativos detectados.


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