No ambiente interno da empresa, as oportunidades podem ser encontradas por intermédio de pesquisas:

- nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento:
utilizando-se de idéias surgidas que, muitas vezes, não podem ser
implementadas;

- de defeitos e falhas no processo produtivo:
quando surgem tais dificuldades, normalmente são suscitadas idéias criativas geradoras de oportunidades;

- de melhoria da qualidade de produtos e serviços:
a busca da qualidade pode oferecer chances de implantação de negócios
paralelos que contribuam para esse fim;

- de melhoria dos ativos internos:
podem envolver instalações, imagens de marca, canais de distribuição, pontos de vendas, posição no mercado e outros;

- de criação de sinergia:
a combinação de dois ou mais ativos gera benefício maior do que a soma das partes;

- de “destipificação”:
processo que consiste em pensar a empresa em termos de seus componentes e não no todo. Esse processo permite a identificação de oportunidades de reorganização, implementação de setores ou desenvolvimento de novas áreas de ataques para melhorar o resultado do todo.

As oportunidades criadas no ambiente interno da empresa, muitas vezes, estão relacionadas a processos de terceirização.



Copyright © 2003 AIEC.