No ambiente externo, em nível nacional, as oportunidades podem ser encontradas:

- pesquisando necessidades:
compreender necessidades não satisfeitas pelos fornecedores, em termos
qualitativos ou quantitativos, principalmente na área de “marketing”;

- procurando deficiências:
verificar no ambiente externo como funcionam as empresas que atuam na área ou setor, “checando” se o funcionamento da empresa é adequado ou não;

- percebendo modismos:
“sensações do momento”, que podem oferecer possibilidades de retorno
interessantes para aqueles que se dispõem a oferecê-las;

- analisando negócios de terceiros:
aprimorar modelos de negócios bem sucedidos em setores afins, por intermédio da imitação criativa;

- efetivando estudos de mercados:
verificar se o mercado está bem suprido, se o consumidor está satisfeito, se há nichos não atendidos;

- procurando associações profissionais:
buscar subsídios em associações ou sociedades que atuem na área ou setor de interesse e reúnem informações preciosas sobre o mercado específico;

- entrando em contato com agências de publicidade:
conversar com publicitários é enriquecedor, no sentido de sair do lugar comum e trabalhar idéias diferentes;

- verificando patentes e licenças disponíveis ou negociadas:
diversas patentes e licenças estão à venda ou simplesmente em doação, para quem quiser explorá-las;

- lendo revistas e jornais especializados:
existem publicações especializadas em determinados setores de negócios que podem fornecer informações valiosas para o empreendimento;

- freqüentando feiras nacionais:
local adequado para buscar idéias, podendo-se aprofundá-las por intermédio de diálogo com os expositores;

- fazendo visitas:
promover contato com antigos clientes, fornecedores, distribuidores e outros elementos atuantes no mercado.


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