2 - Identificação e seleção das melhores idéias de oportunidades

O contato com as fontes de oportunidades inspira e oferece ao empreendedor e sua equipe informações valiosas para a sua identificação.


A experiência mostra que o processo de identificação das oportunidades está relacionado à percepção. A exposição direta das fontes “abre a mente” dos pesquisadores de oportunidades para a percepção de idéias que são embriões potenciais de futuros negócios.

A compilação dessas idéias, ou seja, o registro das percepções dos diversos membros da equipe, permite que elas sejam organizadas com base em critérios e métodos preestabelecidos, de forma a dar-lhes embasamento e corpo. Criam-se assim as condições para avaliar a amplitude e a profundidade das idéias surgidas. A compilação, ou fase escrita do processo de identificação é, também, uma forma de gerar e dar tratamento às idéias criativas objetivando extrair o máximo de cada uma.

Mas, qual delas é a melhor? Quais idéias são verdadeiras oportunidades?

As oportunidades com maior probabilidade de ser implantadas e geridas com sucesso pelo empreendedor são aquelas que:

  • conseguem unir a satisfação das características próprias do empreendedor – seus objetivos, pontos fortes e fracos, recursos e capacitações - com a satisfação dos requisitos mercadológicos potenciais referentes ao nicho de oportunidades;

  • satisfazem aos requisitos intrínsecos a qualquer novo negócio (aos chamados fatores críticos de sucesso de novos negócios).


Copyright © 2003 AIEC.