Por que é necessário ter uma estratégia?

Uma estratégia é necessária porque a organização deve levar em consideração milhares de variáveis externas que a afetam e entre as quais deve escolher. Essas decisões são tomadas por muitas pessoas, sob condições de incerteza e de informações incompletas.

Somente pela existência de uma estratégia compreendida por todos é que uma organização poderá alcançar a coerência nas decisões que toma, por intermédio de diferentes membros organizacionais e através do tempo.


A estratégia funciona como um conjunto de diretrizes e regras que atendem à tomada de decisão cotidiana.

Por outro lado, a estratégia também pode ser vista como forma de disciplina sobre a administração.

A administração das empresas, em grande parte, gira em torno da solução de casos imediatos (ações de curto prazo para “apagar incêndios”), na forma de controle de interrupções inesperadas no processo administrativo.

Sob essas condições estressantes, é essencial a manutenção de uma perspectiva, com relação às metas de longo prazo e aos meios pelos quais a organização será guiada na direção dessas metas.

A existência de uma estratégia, seja ela articulada em termos explícitos, ou esteja implícita nas mentes dos administradores, pode fornecer um ponto de referência para a organização. Tal ponto de referência funcionaria como disciplina sobre a busca desenfreada das oportunidades empresariais (metas).



Copyright © 2003 AIEC.