4 - Gerenciamento da estratégia

O gerenciamento estratégico refere-se não só à elaboração de estratégias vencedoras; é também intimamente envolvido com sua implementação.

Embora o gerenciamento estratégico esteja tradicionalmente associado ao trabalho de administradores de primeiro escalão, as estratégias mais eficazes são aquelas que permeiam toda a organização e tornam-se parte integrante de sua cultura.

Estratégias eficazes não resultam apenas da “intuição empresarial”, do conhecimento íntimo de uma empresa específica e do negócio no qual ela opera.


Estratégias eficazes refletem princípios gerais.

Existem conceitos e técnicas que trazem ordem e eficácia ao processo de elaboração da estratégia. Eles podem oferecer uma percepção esclarecedora das fontes de sucesso em diferentes negócios e os pontos positivos e negativos de empresas diferentes.

A necessidade de uma abordagem analítica para elaboração de estratégias, com base num profundo conhecimento e compreensão da empresa e de seu ambiente, é destacada pelo aumento dos desafios que os gerentes enfrentam, tais como:

o aumento da concorrência, que tende a intensificar-se à medida em que a economia mundial se contrai e as companhias buscam cada vez mais novas fronteiras para o seu setor;

as questões ambientais, sociais, políticas e éticas, dotadas de novos critérios e restrições e que acrescentam complexidade à tomada de decisões.

O resultado é que os gerentes estão, constantemente, diante de dilemas que devem ser resolvidos.



Copyright © 2003 AIEC.