4
- Gerenciamento da estratégia
O gerenciamento estratégico refere-se não só à
elaboração de estratégias vencedoras; é
também intimamente envolvido com sua implementação.
Embora o gerenciamento estratégico esteja tradicionalmente associado
ao trabalho de administradores de primeiro escalão, as estratégias
mais eficazes são aquelas que permeiam toda a organização
e tornam-se parte integrante de sua cultura.
Estratégias eficazes não resultam apenas da “intuição
empresarial”, do conhecimento íntimo de uma empresa específica
e do negócio no qual ela opera.
Estratégias eficazes refletem princípios gerais.
|
Existem
conceitos e técnicas que trazem ordem e eficácia ao processo
de elaboração da estratégia. Eles podem oferecer
uma percepção esclarecedora das fontes de sucesso em diferentes
negócios e os pontos positivos e negativos de empresas diferentes.
A necessidade de uma abordagem analítica para elaboração
de estratégias, com base num profundo conhecimento e compreensão
da empresa e de seu ambiente, é destacada pelo aumento dos desafios
que os gerentes enfrentam, tais como:
• o aumento da concorrência, que tende
a intensificar-se à medida em que a economia mundial se contrai
e as companhias buscam cada vez mais novas fronteiras para o seu setor;
• as questões ambientais, sociais, políticas
e éticas, dotadas de novos critérios e restrições
e que acrescentam complexidade à tomada de decisões.
O resultado é que os gerentes estão, constantemente,
diante de dilemas que devem ser resolvidos.