Resumo

O empreendedor deve estar preparado para desenvolver seu negócio e gerenciá-lo de forma estratégica. A estratégia é fundamental para que a organização funcione de forma unificada, com ações e decisões coerentes, umas com as outras e com as metas do empreendimento.

Os quatro estágios do desenvolvimento estratégico empresarial são: planejamento financeiro, com o estabelecimento de uma estrutura na qual as matrizes exercem controle eficaz sobre suas atividades empresariais; planejamento corporativo, conduzido pela previsão e delineamento de metas estratégicas; análise setorial e posicionamento competitivo visando produzir lucro; exploração da vantagem estratégica específica da empresa, levando em conta a necessidade de atualizar e aumentar seus recursos e capacidades.

Dentre as características das estratégias bem sucedidas, destacam-se como principais: traçar metas de longo prazo simples, consensuais, claras e coerentes; análise do ambiente competitivo pela identificação das necessidades comuns dos consumidores; avaliação objetiva dos recursos humanos e de controle dos produtos e, finalmente, implementação eficaz que exige liderança, estrutura organizacional e sistemas de gerenciamento que induzam ao envolvimento de todos os empregados à mobilização de recursos.

O lucro, conseqüência final da estratégia bem sucedida, é o ganho que reverte para o empreendedor depois de cobertos todos os custos da empresa. Depende do ramo da atividade e da vantagem competitiva do empreendimento.

O gerenciamento estratégico refere-se não só à elaboração de estratégias corporativas e empresariais vencedoras, mas também está intimamente relacionado com sua implementação. Estratégias eficazes refletem princípios gerais.

Uma estrutura de análise organizada, objetiva e projetada para promover o sucesso empresarial num ambiente dinâmico é a seqüência de gerenciamento estratégico MOST (Missão, Objetivo, Estratégia e Tática).



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